Foto: Ariéli Ziegler/PMSM
O espaço voltado à criatividade, à educação, ao conhecimento e à inovação em Santa Maria está oficialmente lançado. Na noite de quinta-feira, a prefeitura inaugurou o LabCriativo, localizado no Mercado da Vila Belga. A estrutura é destinada aos “criativos” – pessoas dos mais diversos segmentos, como artesanato, música, games, designers – e tem o objetivo de capacitar e qualificar os empreendedores ligados à economia com esse propósito. No prédio reformado, amplo, com iluminação e estrutura adequadas para receber o público, serão realizados palestras, workshops, cursos e seminários que impulsionem o setor, além de ser um espaço para que pessoas, grupos e coletivos dos mais diversos segmentos possam trabalhar. A iniciativa também é mais um passo para estimular o Distrito Criativo Centro-Gare.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A palestra inicial contou com a consultura e especialista em cidades criativas, Ana Carla Fonseca – profissional que faz parte de projetos de economia criativa para mais de 30 países e também para a Organização das Nações Unidas (ONU). O espaço ficou lotado para acompanhar o seminário “O que faz uma cidade ser criativa? Convertendo criatividade em potencial de negócios”.
Distrito
O vice-prefeito Rodrigo Decimo (União Brasil), que lidera o Distrito Criativo, destacou que a entrega do LabCriativo é uma das mais importantes feitas para a consolidação do projeto geral. Mas, ele também citou outras benfeitorias para a região, dentre elas: drenagem das ruas da Vila Belga, melhoria da pavimentação, iluminação pública e parcerias – como a do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – que será um parceiro nas iniciativas e capacitações. Os projetos em andamento para a reforma do Clube dos Ferroviários e a destinação do Edifício Galeria Rio Branco, que deve ser reformado após mais de meio século, além das revitalizações feitas no Calçadão Salvador Isaia e na Praça Saldanha Marinho, também foram citados como melhorias à área.
O momento também foi para citar que, na próxima semana, devem ser abertos os envelopes com propostas para reformar a Gare da Viação Férrea. Nesta, no entanto, e enquanto não ocorrer, sempre fica a dúvida, já que foi anunciada e dado prazos tantas vezes – inclusive com adiamento da licitação às vésperas da abertura – que, naturalmente, geram incertezas.
Continuidade
O Mercado da Vila Belga, que tem quatro pavimentos, também contará com outros projetos, como: Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (Ntem), com dois laboratórios de informática e outro de robótica; auditório para eventos e espaços voltados à cultura e à educação; também deve ser feita a concessão de espaço para que artistas ligados ao teatro, à música, à dança, entre outros, possam ocupar o espaço.
Compromisso
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) também esteve na inauguração do LabCriativo e cobrou que o projeto seja mantido para a cidade, independentemente de governo. Ele lembrou que, no próximo ano, Santa Maria escolherá o novo chefe do Executivo e já cobrou o compromisso dos candidatos com a iniciativa. O de Decimo – que deve ser o nome dos tucanos na disputa –, disse ele, já está confirmado, afinal, o vice é o líder do Distrito Criativo.